Uma dinâmica familiar para motivar o amor aos livros

Denise C. Rolo

Denise C. Rolo

Dedica-se atualmente à prática de clínica privada com intervenção centrada nas áreas da infância, adolescência e parentalidade.

Como ler mais, a brincar?

Hoje falaremos sobre uma dinâmica familiar centrada na motivação para a leitura. Como requisito prévio, terá apenas de ter uma estante repleta de livros.

Objetivo da dinâmica

Através da estante de livros lá de casa, proporcionar um conjunto de atividades interessantes que aproximem a criança ao mundo dos livros.

Procedimentos

Encontre um momento propício a toda a família para passarem algum tempo junto da estante. Previsamente, recorte alguns pedações de papel e escreva as questões que são apresentadas seguidamente. Cada elemento da família tira um papel à sorte, tendo a questão em voz alta. Esta atividade promove a comunicação e a boa dinâmica familiar, em torno do tema da leitura.

Lista de possíveis questões

  • Escolhe um livro e dá-lhe um segundo títiulo, justificando a tua escolha.
  • Escolhe um livro cujo título comece pela letra «P» e lê o resumo a todos os participantes. Parece ser um livro interessante?
  • Escolhe um livro e inspira-te nele para criares um desenho.
  • Encontra um livro com a palavra «amizade» no título e sugero-o a alguém especial. Se ainda não o leste, tens agora uma boa oportunidade!
  • Encontra um livro de receitas e propõe à família que escolham uma receita a fazerem no próximo fim-de-semana.
  • Encontra um livro escrito por um autor com o mesmo nome que tu.

O mais importante

Incentive o diálogo o mais possível em torno da leitura e da sua importância.

Elogie a criança pelo seu desempenho, faça questões sobre o assunto abordado.

O principal objetivo é que através da comunicação e do exemplo, os pais transmitam à criança o quanto ler pode ser divertido e o quanto nos podemos tornar mais criativos.

“Aqueles que utilizam para aprender nos livros e para se distrair com eles, possuem os tesouros do conhecimento.” (M. J. Adler)

Lembrete

A comunicação entre pais e filhos é determinante para uma aproximação às áreas que se desejam desenvolver. Elogie. Questione. E dê o exemplo. Pais leitores, filhos curiosos.

Referências bibliográficas: Jones, A. “104 Activities that build: self-esteem, teamwork, communication, anger management, self-discovery, coping skills”, Richland: Rec Room Publishing, 1998

Partilhe este artigo:

Veja também...

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Leia a nossa Política de Privacidade.