Como motivar a criança para a leitura?

Denise C. Rolo

Denise C. Rolo

Dedica-se atualmente à prática de clínica privada com intervenção centrada nas áreas da infância, adolescência e parentalidade.

Numa atualidade cada vez mais centrada nas tecnologias, o desafio dos pais para motivar os filhos para a prática da leitura, é cada vez maior.

É um desafio urgente. Aprender a ler e a escrever é, mais do que tudo, aprender a ler o mundo numa importante relação entre a linguagem e a realidade.

Antes de nomear e explicar algumas estratégias específicas de promoção à leitura, é determinante relembrar e sublinhar três benefícios relacionados:

  1. Empatia
  2. Assertividade
  3. Vocabulário

Empatia

Através da leitura a criança vive situações diferentes, o que lhe permite desenvolver a capacidade de se colocar no lugar daquela situação/pessoa, sem que invalide as suas próprias opiniões e crenças.

Assertividade

Capacidade de auto-afirmar os próprios direitos sem se deixar manipular, nem manipulando os outros. A criança desenvolve a capacidade de analisar uma situação sem desejar “ganhar” opiniões, mas antes chegar a um acordo que seja benéfico a amabas as partes.

Vocabulário

O contacto com um conjunto de palavras novas traduz-se numa melhor expressão de sentimentos e emoções. O desenvolvimento vocabular beneficia a comunicação, assim como o pensamento crítico.

Estratégias de incentivo à leitura

Faça perguntas ao longo da história

Revelar entusiasmo ao longo da leitura, comentando particularidades da história ou das personagens, estimulará o interesse da criança, assim como a curiosidade.

Elogie e encoraje

Elogiar a capacidade de leitura da criança aumentará a sua autoconfiança e motivação para ler, assim como um interesse maior pela história e identificação com a mesma.

Desenvolva o vocabulário

Promover a capacidade da criança para nomear determinados conceitos, acrescentando também outros sinónimos. Esta estratégia, centrada no reforç positivo, contribuirá para o seu aumento vocabular.

Exemplo:

  • Criança: “Uma casa grande!”
  • Adulto: “Isso! Uma casa grande deve ser espaçosa, não achas?”

 

Temas do interesse da criança

Conhecer os interesses da criança e permitir que seja ela a escolher a história a ler, promove uma maior motivação no momento da leitura.

Horário de leitura diária

Criar um momento de leitura entre os pais e a criança, revestido de entusiasmo por parte dos adultos, permite uma associação positiva à leitura e, simultaneamente, de um momento feliz e descontraído.

Dar o exemplo

Sendo um modelo para a criança, é importante que os pais demonstrem bons hábitos de leitura em casa. Através do exemplo, mais facilmente criará a motivação necessária para se tornar um leitor consistente.

Conclusões

Porquê que a leitura é tão importante?

DIMENSÃO COGNITIVA

Um novo conhecimento pode mudar um julgamento e formas de pensar. Enrique o pensamento abstrato, melhora a memória e o raciocínio.

DIMENSÃO AFETIVA

Quanto mais informações recolher da leitura, maior a capacidade para dominar as emoções, respondendo de forma adequada.

DIMENSÃO MOTIVACIONAL

A motivação estimula a agir. Quanto mais a criança aprende, mais deseja aprender. O conhecimento motiva a ler mais, facilitando a aprendizagem.

Como vê, todos os benefícios da leitura compensam os esforços de rotina que os pais, pelo bom desenvolvimento emocional das crianças, assumem e seguem de forma comprometida. O esforço compensará cada momento mais desafiante.

Referências bibliográficas:

  • Webster-Stratton, C. “Os Anos Incríveis”, Braga: Psiquilibrios Edições, 2005
  • Vallières, S. “Psico-truqyes”, Lisboa: Livros Horizonte, 2009

Partilhe este artigo:

Veja também...

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Leia a nossa Política de Privacidade.