"O Macaco Rabugento"
Suzanne Lang
O chimpanzé, Quim Panzé, está muito zangado. Está a ter um dia mau e o que mais o irrita é que todos os seus amigos insistem, quase o empurram, para que não fique assim. Está sol. Tem amigos. Preocupam-se com ele. Mas ele está zangado e ao longo de uma linda jornada perceberá que os dias maus também são precisos.
Este livro é um recurso valioso para trabalhar as emoções de frustração com a criança, validando a legitimidade do sentir e a importância de acolher toda e qualquer emoção. Os dias não são todos iguais e vender a mensagem de que estamos sempre bem, não só é impossível como pouco saudável. Leu bem. Por muito importante que seja vivermos uma vida focada na positividade, sabemos que somos humanos e, como tal, abraçar todo o espetro de emoções, transforma a vida numa aventura ainda mais cativante. Será sempre pelos desafios que a tendência a crescer, dentro e fora, aumenta.
Com este livro, mostre às suas crianças que está tudo bem em não se sentir feliz o tempo todo. O segredo passa em pensar, sentir e acolher o que se passa dentro de si. Aceitando e verbalizando emoções de um dia mais desafiante, a criança desenvolve a capacidade de resiliência, de empatia e, o mais importante, de autocompaixão.
Por mais saúde emocional, desmistifique e erradique a ideia de emoções boas e emoções más. Todas são essenciais para um amadurecimento mais saudável e mais feliz.